segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sobre emagrecer

Duas contradições: não fiz a menor questão de anotar metas, datas, pesos e medidas para acompanhar a evolução, mas já faz um tempo que tô com vontade de escrever sobre isso. Então, vamos a mais uma historinha, contada do #meujeitinho, com aproximações e cheias de "eu acho"! Porque, como bem sabem meus amigos, meu HD é pequeno e eu só guardo o que realmente importa, ou seja, memória da Dory!

Fui uma criança e uma adolescente super ativa! Sim, eu também tive infância (#PiadaInterna), mas nunca me achei magrela, embora fosse. Some a isso a timidez que nasceu comigo (hoje eu lido) e eu me lembro de pouquíssimas ocasiões de barriguinha de fora e de nenhuma que eu tenha me sentido confortável.

Vida que segue e vida que muda depois do casamento, por tantos fatores que muitos de vocês já conhecem/imaginam/ouviram dizer - não vem ao caso! - houve uma época que não consegui mais manter o peso e fui engordando de pouquinho em pouquinho, sem me dar conta verdadeiramente. Mãe falava: tá com cara de lua!! Eu pensava/retrucava: E dai? E era "e dai?" mesmo! Quem sabe de mim sou eu, já dizia Gil, o Gilberto. E em se tratando de mim, se eu quiser, eu faço, se eu não quiser, eu não faço, desde pequenina, com bico e tudo!

Mas... comecei a me assustar com algumas fotinhas (mãe tem sempre razão) e eu quis! Quis mudar, quis voltar atras, quis repaginar!

Olha isso:
Janeiro de 2013
Março de 2013
Maio de 2013
Junho de 2013

Sim, eu não tinha noção do quanto tinha engordado. Antes disso, meu peso oscilava entre 55 e 60 kg e, um dia, me assustei com os 73kg piscando na balança. Não sei se esse foi o máximo que cheguei, mas é um dos números que me lembro, eu acho!

Pulei de galho em galho em atividades físicas, mas era tudo desculpa, porque nenhuma delas tinha virado rotina. Comecei dieta por conta própria (toda errada!) até conseguir liberação do plano de saúde pra ir pra Nutricionista. Lá se vai uns 15 meses, eu acho, e todo esse tempo, sempre tive acompanhamento de Nutri e da minha Clínica Geral (que eu amo, mas não conto quem é porque a agenda dela já vive lotada). Tive períodos de perder pouco, de ganhar, de não sair do lugar e de perder muito. Demorou pra engrenar, acho que meu corpo só entendeu que ele ia mudar quando passei um período com carboidrato super reduzido. E mudando a dieta, mudavam os exercícios:  tive períodos de caminhadas leves (casa - firma, firma - casa) e de correr 5km. Equilíbrio era a chave!

Usei uma corrida de rua que a firma bancou (qualidade de vida, a gente vê por aqui) pra reintroduzir de forma controlada o amigo carbo e comecei a treinar! Apaixonei porque foi só superação. Botei a meta dos 5k e fui!

Fui e fui e fui, de segunda a sábado, e alguns domingos também! Medo de engordar novamente, sabe? Academia virou rotina e ficava mal quando não ia. A prova de fogo foi o carnaval desse ano, #pasmei quando constatei que o ponteiro da balança ficou estável. :) O corpo assimilou a nova realidade!

Não foi fácil, mas não foi impossível. Ter uma motivação é fundamental, ou quantas forem necessário.

A meta era berar os 60 kg, estou com 63 kg já tem uns 3 meses, acho. Quando alcançei os -10kg, troquei de Nutri por pura comodidade (hehehe): a amiga Anna Amália é sensacional! E a amizade foi a desculpa pr'eu trazer o marido pra reeducação alimentar. Estamos adaptando o dia-a-dia pra atender as minhas necessidades e as dele (diferentes, lógico). Onde eu coloco adoçante, ele, mel! Eu aveia, ele granola. Eu chá verde, ele suplemento de proteína, e assim vai. Mas alguns hábitos são comuns: redução de sal, de embutidos, enlatados, industrializados, mais água, mais frutas, mais verduras, mais temperinhos caseiros! Mais vida!

Ainda não me sinto magra como eu deveria ter me sentido no passado (mulheres!), sei lá, ainda fico "incrível" comprando short 38, blusa P. Me surpreendo com algumas fotos mais recentes!

Novembro de 2013
Janeiro de 2014
Março de 2014

Junho de 2014

Decidi parar de me pesar toda semana, de acordar as 5h20 da matina todo dia pra ir pra academia, de me punir negando um pedaço de bolo de bombom da Simone. Agora comida é pra nutrir o corpo - com moderação e fazendo melhores escolhas - e exercícios pra nutrir a alma! Ainda e sempre em adaptação, estamos construindo uma vida mais saudável, fisicamente e emocionalmente.

Ah, continuo sem colocar barriguinha de fora, tá?! rs Projeto #SentarSemDobrar foi arquivado! O que vier agora é lucro!

3 comentários:

Unknown disse...

Linda!!!
Tentando chegar la!!

Camila Fegueredo disse...

Achei muito boa a sua dieta, conseguiu alcançar seus objetivos, torço e dou força para muitas pessoas fazerem o mesmo que você.
Você está linda!!
Acho que já está bom de emagrecer, já chega! (se não, vai se tornar “magra feia” ahahahaaha)

Beijos Ilana.

Anônimo disse...

Parabéns, Ilaninha!!

Participei do seu esforço de perto e vi como foi vitoriosa!! Vc conquistou um objetivo seu e se fez feliz!! Me orgulho mto de ter ao meu lado uma pessoa como vc, pois serve de incentivo e motivação para muitos...está a cada dia mais linda!!! Sempre em frente!! Beijo mto gde de uma pessoa que te adora!!!!!